Com foco no mercado, aulas dão aos participantes noções de como controlar o dinheiro, técnicas de vendas, fluxo de caixa e formação de preço
Ernesto Rodrigues/AE
Willian Chaves, que era dono de lanchonete
e abriu uma fábrica de salgados
Empreendedores atuais ou futuros que buscam aprimorar ou abrir um negócio
podem se inscrever gratuitamente em uma das 3 mil vagas do Curso Básico de
Empreendedorismo, promovido pela Academia de microfinanças do Banco de
Microcrédito São Paulo Confia, da Secretaria Estadual de Desenvolvimento
Econômico.
Vanderlei Rodrigues, coordenador dos cursos, informa que a atividade acontece em diversos pontos da capital e é aberta a todos os interessados, mas só aqueles acima de 18 anos recebem o certificado de conclusão. “Buscamos o empreendedor, os futuros empreendedores e pessoas que queiram ter mais dicas de como organizar a vida financeira”, afirma Rodrigues.
Cada curso tem a duração de 12 horas e é dividido em quatro encontros. As
primeiras turmas começam na segunda-feira, com vagas para o período da manhã,
das 9h ao meio-dia, e vespertino, das 14h às 17h. Nos encontros, os
participantes aprendem como controlar o dinheiro, técnicas de vendas, fluxo de
caixa, formação de preço, noções básicas de marketing, dicas de como comprar
mais barato, entre outros temas importantes à criação ou à ampliação dos
empreendimentos.
Marcelo Nakagawa, coordenador do Centro de Empreendedorismo do Instituto
Insper, afirma que o setor está atingindo cada vez mais um nível profissional no
Brasil, o que exige um conhecimento maior de técnicas de gerenciamento e
administração. “Os amadores vão perder espaço”, avisa Nakagawa.
Ele afirma que o bom empreendedor busca aprendizado contínuo e iniciativas
como esta, do São Paulo Confia, podem contribuir para que cada um aprenda mais e
possa incrementar seu negócio.
O Insper também conta com um curso gratuito para pequenos
empreendedores. Chamada de Visão de Sucesso, a iniciativa tem como objetivo
principal orientar os empresários que lidam com as classes C e D para conquistar
esse grupo de consumidores. De acordo com números do Instituto Ipsos, são 150
milhões de pessoas.
Foi justamente o interesse por esse segmento de mercado consumidor que levou
o empresário Willian Chaves, de 30 anos, a se matricular no curso do Insper.
Dono de uma lanchonete na capital, há cerca de um ano e meio ele identificou a
necessidade de vender seus salgados a pelo menos R$ 0,50 para chegar ao lucro
que considerava ideal, mas não encontrava fornecedor que vendesse a um preço
compatível para atingir seu objetivo. Então decidiu fabricar ele mesmo o
produto.
A fábrica iniciou as atividades há cerca de um ano e meio, com dois
funcionários e uma produção média mensal de 13 mil salgados. Atualmente, conta
Chaves, a produção mensal chega a 165 mil unidades. No período, o faturamento
bruto foi de R$ 4 mil para cerca de R$ 50 mil.
Chaves conta que sentiu a necessidade de informar-se melhor sobre seu público
a fim de atender suas necessidades. Foi então que ele procurou o Instituto
Endeavor Brasil, especializado em fomentar o empreendedorismo, e chegou até o
Insper. O empresário destaca a importância da informação no crescimento de um
negócio. “Foi no curso que percebi a importância de conhecer meu público a
fundo”, diz.
:: Onde aprender ::
Curso básico de empreendedorismo
Gratuito, com turmas no período da manhã, das 9h ao meio-dia, e no período vespertino, das 14h às 17h.
As aulas acontecem em diversos pontos da cidade: Santana, Vila Brasilândia, centro, Vila Prudente, Itaim Paulista, Itaquera, Interlagos, Jardim Ângela e Pirituba.
Para participar, ligue 2797-7300 a fim de verificar o ponto mais próximo de sua casa que oferece vagas.
Visão de sucesso
Gratuito, no Instituto Insper, tem como objetivo principal orientar os micro e pequenos empresários que lidam com as classes de menor renda
Mais informações estão disponíveis no site do instituto: www.insper.edu.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário